O curso de Formação de Formadores – CCP (anteriormente conhecido como CAP) é destinado a pessoas interessadas em adquirir ou aprimorar competências específicas para atuar como Formadores de Adultos. Os candidatos ao CCP – Certificado de Competências Pedagógicas – necessitam de possuir, preferencialmente, uma qualificação de nível superior.
Excepcionalmente, serão aceitos candidatos com o 12.º ano de escolaridade completa e, no mínimo, cinco anos de experiência profissional comprovada. Neste caso, é necessário apresentar uma declaração da entidade patronal ou, no caso de desemprego, um compromisso de honra, acompanhado de uma declaração das finanças comprovando os anos de contribuições.
Os formandos também devem ter conhecimentos básicos de informática, incluindo o uso do Microsoft Office e de navegadores de internet, como o Internet Explorer ou outros similares.
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No final do curso de Formação de Formadores – CCP (anteriormente CAP), os formandos deverão ser capazes de demonstrar competências nas seguintes áreas:
Analisar o perfil do formador no contexto da Formação Profissional em Portugal:
Planear, dinamizar e avaliar unidades de formação:
Reflectir sobre os sistemas de formação:
1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)
• Papéis e contextos de intervenção do formador;
• Aspectos relacionados com a aprendizagem, criatividade e empreendedorismo.
2. Simulação Pedagógica Inicial (10h)
• Preparação e realização de simulações pedagógicas;
• Análise das simulações e proposta de melhorias.
3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)
• Técnicas de comunicação e comportamento relacional;
• Gestão da diversidade no contexto de formação.
4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)
• Métodos e técnicas pedagógicas;
• Aplicação de pedagogia inclusiva e diferenciada.
5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)
• Definição de competências e objetivos operacionais;
• Desenho do processo de formação e aprendizagem.
6. Recursos Didáticos e Multimédia (10h)
• Exploração e utilização de recursos didáticos;
• Criação de apresentações multimédia.
7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)
• Finalidades e funcionalidades das plataformas colaborativas;
• Participação em comunidades virtuais de aprendizagem.
8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)
• Métodos de avaliação quantitativa e qualitativa;
• Avaliação da formação e sua aplicação no contexto de trabalho.
9. Simulação Pedagógica Final (10h)
• Preparação e execução das simulações finais;
• Análise e projeção técnico-pedagógica das simulações realizadas.
9 Módulos
90 horas
Presencial e E-learning (brevemente)
Abertas
9 Módulos
90 horas
Presencial e E-learning (brevemente)
Abertas
A UFIND é uma entidade formadora certificada pela DGERT e temos como principais parceiros: Centro Qualifica – Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo; Câmara Municipal de Santo Tirso; Centro Educativo e Social de Pedras Rubras; PTMedical; Conceitos Diferentes LDA (entre outros).
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9 Módulos
90 horas
Presencial e E-learning (brevemente)
1 Certificado(s)
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