Formação Pedagógica Inicial de Formadores

O curso de Formação de Formadores – CCP (anteriormente conhecido como CAP) é destinado a pessoas interessadas em adquirir ou aprimorar competências específicas para atuar como Formadores de Adultos. Os candidatos ao CCP – Certificado de Competências Pedagógicas – necessitam de possuir, preferencialmente, uma qualificação de nível superior.

Excepcionalmente, serão aceitos candidatos com o 12.º ano de escolaridade completa e, no mínimo, cinco anos de experiência profissional comprovada. Neste caso, é necessário apresentar uma declaração da entidade patronal ou, no caso de desemprego, um compromisso de honra, acompanhado de uma declaração das finanças comprovando os anos de contribuições.

Os formandos também devem ter conhecimentos básicos de informática, incluindo o uso do Microsoft Office e de navegadores de internet, como o Internet Explorer ou outros similares.

Visão Geral

Publico-alvo

Carga Horária

90 horas

Modalidade

Presencial e E-learning (brevemente)

Certificação

O formando terá acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 e através do SIGO.

Objetivos

No final do curso de Formação de Formadores – CCP (anteriormente CAP), os formandos deverão ser capazes de demonstrar competências nas seguintes áreas:


Analisar o perfil do formador no contexto da Formação Profissional em Portugal:

  • Identificar e descrever os diferentes contextos e sistemas de Formação Profissional em Portugal;
  • Reconhecer as competências exigidas ao formador, ajustadas aos diversos sistemas em que intervém.


Planear, dinamizar e avaliar unidades de formação:

  • Elaborar planos de formação com base nas orientações e procedimentos estabelecidos no plano de formação, utilizado como instrumento de gestão de uma organização;
  • Definir adequadamente os objectivos pedagógicos que irão orientar o desenvolvimento das actividades formativas;
  • Desenvolver e aplicar metodologias adequadas aos objectivos propostos, ao público-alvo e ao contexto da formação;
  • Criar instrumentos de avaliação das aprendizagens que sejam úteis à prática pedagógica e que façam parte integrante de um sistema interactivo de avaliação da formação;
  • Seleccionar e produzir recursos didácticos e multimédia, adequados às estratégias pedagógicas adoptadas e utilizando diferentes suportes;
  • Adaptar o processo de ensino-aprendizagem à especificidade do público adulto;
    Estabelecer uma relação pedagógica eficaz e produtiva, ajustada à dinâmica do grupo de formação.

Reflectir sobre os sistemas de formação:

  • Desenvolver uma análise crítica e construtiva que contribua para a melhoria dos sistemas de formação, tanto a nível técnico-pedagógico como organizacional

Programa

1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)
• Papéis e contextos de intervenção do formador;
• Aspectos relacionados com a aprendizagem, criatividade e empreendedorismo.

2. Simulação Pedagógica Inicial (10h)
• Preparação e realização de simulações pedagógicas;
• Análise das simulações e proposta de melhorias.

3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)
• Técnicas de comunicação e comportamento relacional;
• Gestão da diversidade no contexto de formação.

4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)
• Métodos e técnicas pedagógicas;
• Aplicação de pedagogia inclusiva e diferenciada.

5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)
• Definição de competências e objetivos operacionais;
• Desenho do processo de formação e aprendizagem.

6. Recursos Didáticos e Multimédia (10h)
• Exploração e utilização de recursos didáticos;
• Criação de apresentações multimédia.

7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)
• Finalidades e funcionalidades das plataformas colaborativas;
• Participação em comunidades virtuais de aprendizagem.

8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)
• Métodos de avaliação quantitativa e qualitativa;
• Avaliação da formação e sua aplicação no contexto de trabalho.

9. Simulação Pedagógica Final (10h)
• Preparação e execução das simulações finais;
• Análise e projeção técnico-pedagógica das simulações realizadas.

Programa

9 Módulos

Duração

90 horas

Modalidade

Presencial e E-learning (brevemente)

Inscrições

Abertas

Programa

9 Módulos

Duração

90 horas

Modalidade

Presencial e E-learning (brevemente)

Inscrições

Abertas

Também pode interessar

Alguns destes cursos também te podem interessar.

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Programa

9 Módulos

Duração

90 horas

Modalidade

Presencial e E-learning (brevemente)

Certificação

1 Certificado(s)

Para saberes mais sobre este curso preenche os seguintes dados e entraremos em contacto logo que possível: