Processo de comunicação e perfis comunicacionais
Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
Emissor/Receptor
Canal
Mensagem/código
Contexto
Feedback
Diferentes perfis comunicacionais
Passivo
Agressivo
Manipulador
Assertivo
Comunicação assertiva
Particularidades e vantagens do perfil assertivo
Empatia
Escuta ativa/escuta dinâmica
Conceito de contexto comum
Semântica sintaxe
Paralinguagem
Barreiras à comunicação
Barreiras gerais do processo de comunicação
Barreiras internas
Objectivas
Subjectivas
Barreiras externas
Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
Processamento interno da informação
Processamento fonético
Processamento literal (significado)
Processamento reflexivo (empático)
Tipos de perguntas no processo de comunicação
Abertas
Fechadas
Retorno
Reformulação
Geral
Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
Desenvolver a comunicação assertiva.
Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.
1 Módulos
50 horas
Abertas
A UFIND é uma entidade formadora certificada pela DGERT e temos como principais parceiros: Centro Qualifica – Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo; Câmara Municipal de Santo Tirso; Centro Educativo e Social de Pedras Rubras; PTMedical; Conceitos Diferentes LDA (entre outros).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
1 Módulos
50 horas
Para saberes mais sobre este curso preenche os seguintes dados e entraremos em contacto logo que possível: